Trancamento de Curso

Esta Solicitação deve ser realizada junto ao Responsável de Curso na Secretaria Geral.

De acordo com Art. 59 das Normas de Ensino – O trancamento de matrícula previsto no Regimento Geral da Unimontes consiste na desistência, por parte do aluno, de cursar o período/ano letivo em que se encontra matriculado.
Parágrafo Único – O reingresso do aluno se dará mediante nova matrícula no período/ano letivo subsequente ao do trancamento.

  • Art. 60 – O aluno tem o direito, mediante requerimento, a 02 (dois) trancamentos de matrícula em curso semestral e a 01 (um) trancamento em curso anual, durante o curso.
  • 1º – Em caso de alteração no Projeto Pedagógico do curso durante o período em que o aluno estiver com sua matrícula trancada, ao regressar ele estará sujeito a processo de adaptação curricular e neste caso a coordenação do curso fará a equivalência curricular.
  • 2º – Fica vedado o trancamento de matrícula no primeiro período (curso semestral) ou ano (curso anual) do curso.

Para solicitar o Trancamento, basta enviar um e-mail para o responsável do curso com título TRANCAMENTO DE CURSO, informando:

  • nome completo;
  • número de matrícula;
  • motivo do trancamento.

 

FLUXO DO PROCESSO

  • O colaborador encaminhará seu e-mail para o diretor de centro com cópia para a coordenação do curso. É imprescindível que neste relato tenha informações quanto ao período, se ja trancou e quantas vezes trancou. Anexar também o histórico escolar.
  • O diretor é o responsável pela deliberação, mas em alguns casos, a coordenação do curso pode emitir o parecer, desde que pactuado com a direção de centro.
  • Caso deferido, o responsável de curso fará o lançamento do trancamento e comunicará  ao requerente, orientando sempre até quando a matrícula poderá ficar trancada.
  • No semestre imediato ao vencimento do trancamento o aluno deverá retornar ao curso, e caso não retorne, segundo as normas de graduação este será considerado desistente e neste caso deverá pedir retorno ao curso.
  • No semestre em que deve retornar, excepcionalmente, o aluno não conseguirá renovar a matrícula no webAluno, deverá enviar e-mail ao responsável de curso, solicitando a matrícula.

Para consultar o e-mail do responsável pelo seu curso, acesse FALE COM A SECRETARIA.