Renovação de Matrícula
A renovação de matrículas para 1-2025 ocorrerá entre os dias 13 e 22 de janeiro de 2025 de forma online através do link http://www.webgiz.unimontes.br/, lembrando que seu login é o número de matrícula e a senha é a data de nascimento com os 8 dígitos, caso não consiga acessar, mesmo depois de clicar em “esqueci a senha”, entre em contato com o responsável do seu curso através do e-mail. Para consultar o e-mail do responsável pelo seu curso, acesse a aba FALE COM A SECRETARIA
MATRICULAR EM DISCIPLINAS DO PRÓPRIO CURSO
Acesse o WebAluno, vá na coluna à esquerda e clique em contrato de matrícula ⟶ renovação de matrículas ⟶ Marque as disciplinas que deseja cursar no próximo semestre ⟶ Clique em Adicionar ⟶ confira as disciplinas e se tiver tudo certo ⟶ clique em confirmar.
IMPORTANTE: O fato de você se matricular em x disciplinas, não significa que está autorizado a cursá-las quando o semestre letivo iniciar. Pode ser que alguma disciplina exceda o número de acadêmicos permitidos. Assim, após análise e despacho da coordenação, a secretaria geral poderá cancelar algumas disciplinas, considerando os critérios estabelecidos no Artigo 49 das Normas De Graduação.
NÃO CONSEGUIU SE MATRICULAR EM TODAS AS DISCIPLINAS?
Se você cumpriu uma disciplina pré-requisito em outro curso, conforme explicado logo acima, o sistema não permitirá que você avance para a próxima disciplina, sendo assim: Se alguma disciplina não aparecer disponível para você se matricular, basta enviar um e-mail para o responsável do seu curso informando o que aconteceu e solicitando a matrícula da disciplina.
Para consultar o e-mail do responsável pelo seu curso, clique em: FALE COM A SECRETARIA
MATRICULAR EM DISCIPLINAS DE OUTRO CURSO (MULTICURSO)
Para matricular em disciplinas de outro curso é necessário que haja autorização das duas coordenações. Envie um email para o responsável pelo seu curso colocando no título: MATRÍCULA EM OUTRO CURSO seguindo o padrão abaixo:
- Nome completo:
- Número de matrícula:
- Curso que estou matriculado:
- Curso que quero cumprir a disciplina:
- Nome da disciplina:
- Motivo pelo qual quero matricular em disciplina de outro curso:
Para consultar o e-mail do responsável pelo seu curso, acesse a aba FALE COM A SECRETARIA.
FLUXO DO PROCESSO:
- O responsável pelo curso encaminhará seu e-mail simultaneamente para a Coordenação do seu curso, coordenação do curso que você escolheu e para você.
- Apenas quando as duas coordenações deferirem seu pedido é que sua matrícula será registrada.
- Se uma das coordenações INDEFERIR, sua matrícula não será efetuada.
- Lembre-se, em hipótese alguma você pode frequentar aulas sem estar matriculado.
CANCELAMENTO DE DISCIPLINA
Conforme o Artigo 61, § 2º das Normas de Graduação
“Após a realização da matrícula o aluno poderá solicitar o cancelamento da matrícula na disciplina em, no máximo, 10 (dez) dias”.
COMO SOLICITAR CANCELAMENTO DE DISCIPLINA:
- Enviar e-mail para o responsável do curso na Secretaria Geral: Clique na aba FALE COM A SECRETARIA e veja nossos contatos.
- Não se esqueça que no título do e-mail você deve escrever CANCELAMENTO DE DISCIPLINA e no texto informará seu nome completo, curso, turno, Campus/Cidade e disciplina que deseja cancelar.
FLUXO DA SOLICITAÇÃO:
- Se estiver dentro do prazo, a Secretaria Geral irá cancelar a disciplina. Mas esta não irá “sair” do webaluno, a disciplina permanecerá, porém, com o status “CANCELADA”.
- Se o Aluno solicitar cancelamento de matrícula em disciplina, fora do prazo, a Secretaria Geral vai indeferir a solicitação em conformidade com as Normas de Graduação.
JÁ CURSOU UMA DISCIPLINA E ELA APARECE A CURSAR?
Se você já cumpriu uma disciplina e foi aprovado, não se preocupe, está tudo certo. Mas vamos a alguns esclarecimentos, já que esta situação é recorrente quando você cursa uma disciplina em outro curso ou quando a matriz do seu curso é alterada:
O Sistema de controle acadêmico lê códigos. Exemplo: No curso de Pedagogia a disciplina Metodologia Científica é um código e Metodologia Científica no curso de Administração é outro código. Se você foi autorizado a cursar numa disciplina noutro curso, o sistema “entende” que você não foi aprovado no código do seu curso. Mas por equivalência, a secretaria tem o controle registado em histórico interno, então, não se preocupe, quando solicitar um histórico oficial esta pendência não constará, apenas em seu web ela permanece.
